domingo, 17 de junho de 2012

Uma pausa

Desde o fim de março o blog está "abandonado". Eu tinha um procedimento para ser feito em abril e logo depois começaria o laser. Também tinha uma volta para o cirurgião em abril quando fez 3 meses da cirurgia. Não fiz nada disso. E agora haverá uma pausa de pelo menos 1 ano neste tratamento.


Passei um bom tempo pra decidir fazer esta postagem. Mas tudo tem um lado bom, e minha exposição pode salvar a vida de alguém. O motivo pelo qual vou ter que dar esta pausa na minha vida e em algumas outras coisas é que em abril ao fazer um exame de colonoscopia foi encontrado um tumor maligno de origem intestinal de 7,8 cm no reto (região médio/alto).


No dia 16 de abril fiz o exame, e no dia 17 tive o resultado da biópsia que era um adenocarcinoma bem diferenciado. Um câncer. Uma das piores semanas da minha vida. Cerca de dez anos atrás, eu sofri um acidente onde poderia ter morrido, vi toda minha vida passar pelos meus olhos como se diz. Desta vez, eu vi toda a vida que eu queria viver passando pelos meus olhos. Não comia direito, e achava que ia morrer. Mas logo tudo foi ficando mais tranquilo. Só tenho que seguir um passo mais lento... Lutar... Vai doer, vai ser difícil, mas vai passar e tudo será leve novamente.


Logo na primeira semana fui ver a dermato e o cirurgião, já que estava marcado, e ambos me confortaram dizendo que o fato de ser jovem conta muito para o sucesso do tratamento, e as células cancerígenas serem bem diferenciadas também é um bom prognóstico, respondem bem ao tratamento. Foram muitas conversas longas com minha cunhada que é médica sobre isso e aos poucos foi confortando o meu coração. Já comecei  o tratamento e no final deste mês termino a quimioterapia e a radioterapia. Serão 28 sessões de RT com 2 ciclos de QT, cada ciclo com 4 dias de medicação. 


O tratamento com laser foi parado, a dermato disse que apesar da distância da aplicação no rosto e o local do tumor, as células cancerígenas gostam do calor para se multiplicarem. Sobre o câncer o estadiamento foi T3N2. Fiz ressonância magnética, e duas tomografias para certificar a situação. Foi mais uma notícia boa, tudo limpo, sem metástases. Depois desse tratamento farei uma cirurgia para retirada do tumor que tende a regredir com a QT e RT. E depois mais quimioterapia neoadjuvante para ter certeza que destruímos até aquilo que ficou e não podemos ver.


Tem sido muito doloroso... Tenho sofrido com a radioterapia, dores insuportáveis que tenho que suportar. E aqui vai meu objetivo. É claro que se eu tivesse procurado o médico logo antes nada teria acontecido, mas quando algo tem que acontecer... Temos que passar por elas. Se não tirarmos nada de bom e não nos aprimorarmos de que adianta essa vida? É assim que eu vejo. 


Tudo começou com um sangramento no momento de evacuar e como eu tinha pesquisado vi que poderia ser desde um câncer intestinal até uma simples hemorroida. E vi que o câncer só acontece a partir dos 60 anos e aí os idosos precisam fazer a colonoscopia uma vez por ano, e a partir dos 50 anos se tiver algum caso de câncer na família. Eu com 29 anos, sem casos desse tipo na família, o sangramento parava e voltava às vezes. Então não me preocupei. Provavelmente era apenas um pólipo benigno 3 anos atrás, que poderia ter sido retirado.


Então, se eu puder ajudar alguém neste momento, gostaria de dizer que vá SEMPRE ao médico a qualquer sinal estranho que seu corpo mandar. Se o médico não passar o exame, por que as probabilidades são pequenas de você ter alguma coisa por conta da sua idade ou genética, insista. Faça o exame. Das duas uma, você vai se certificar que não tem nada, ótimo, ou vai ver que tem algo e sofrerá menos...


Procuramos razões para isso ter acontecido comigo aos 29 anos. A médica ficou muito surpresa e logo pediu exames para minha família e disse que comemos veneno, em se tratando dos alimentos que comemos hoje em dia. Então, que este relato sirva para que você faça diferente na sua vida. Agradeço muito a minha família como um todo, meu namorado e sua família que considero minha também, todos têm me ajudado. Meus amigos, colegas me dando suporte de diversas maneiras. Rezando, orando ou simplesmente pensando positivamente mandado suas boas energias. Estas são as melhores coisas, os melhores remédios para qualquer doença e pra vida inteira. Obrigada!


Logo estarei de volta pra continuar este sonho! Vai demorar um pouco, mas vou realizá-lo! Até!



7 comentários:

  1. Pesquisando sobre Rinoplastia vim parar aqui no seu blog e por acaso ele acabou me envolvendo, passei a procurar onde exatamente você descobriu o cancer e achei esse post. Alguns meses atrás tinha notado o tal sangramento e resolvi ir ao médico já que meu avô faleceu de câncer no intestino, mas o primeiro exame que me passaram era um tal de sangue oculto nas fezes que eu não conseguia seguir a dieta para faze-lo de jeito nenhum, acabei desistindo e deixando passar. Pensei da mesma forma, sou nova, não é um sangramento que ocorre sempre, não vou insistir nesse exame. E agora vai saber o que me fez parar aqui no seu blog né? Um motivo totalmente diferente e outra coisa em comum, talvez não seja tanto acaso. Bom, agora é certeza que vou voltar a procurar o médico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você vai procurar um médico! E aqui eu fico torcendo pra que não seja nada sério! Boa Sorte!! =)

      Excluir
  2. Milena, não sei como está hoje, mas torço para que esteja bem e feliz. "Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus". Pode ter certeza que até na enfermidade DEus trata de nós e nunca nos desampara. DEus te abençoe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anônimo. =) Estou bem, fazendo consultas a cada 3 meses, me preparando para a alforria de consultas de 6 em 6 meses... :) Obrigada pelo carinho.

      Excluir
  3. Oi Milena, me chamo Emanuel. Desculpe a curiosidade. Vc atualmente está bem? Podemos dizer que está curada do câncer? Torço muito por sua vitória! Bjão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Emanuel. Tudo bem!? Obrigada pela visita, e agradeço o carinho. Atualmente estou bem sim, em remissão já a mais de 1 ano, breve chegando a dois anos livre do câncer. Sempre que posso venho atualizar o blog, com novas notícias, afinal estou sempre fazendo exames e indo aos médicos... Em breve nova postagem! Abraços!

      Excluir
  4. Que coisa boa! Fico muito feliz!! Tenha sempre fé em Deus e nunca esqueça de agradecer a Ele!

    ResponderExcluir