sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Cirurgia chegando...

Voltei amigos, para dar mais notícias. Essa semana inteira foi uma correria enorme: trabalho, prova, monografia, médicos, exames, resolver coisas da cirurgia, cozinhar, lavar pratos... Enfim, descobri que ainda preciso ficar mais forte! =p

Antes de mais nada preciso dar a notícia do resultado da nova Ressonância Magnética, que fiz pós tratamento de RT e QT. O resultado foi ótimo, pois houve grande redução do tumor. Apesar de Dra Claudia não ter gostado, não do resultado, mas da forma como foi feito o exame, pois não estadiaram, não disseram para que nível ele regrediu. Mas o que importa mesmo é que houve uma satisfatória regressão e aparentemente o útero e os ovários estão em tamanho normais e preservados. Deus existe, Dr Ernesto (onco da radioterapia) é fera, os técnicos foram show na aplicação da radiação, e todas as forças positivas, rezas e orações fizeram com que essa situação conspirasse para isso, então: OBRIGADA!!! E todos os pontos positivos como minha idade, por exemplo, também têm sua porcentagem neste resultado. 

Aqui está a imagem do texto da RM pré-tratamento:


Clicando eu acho que dá pra visualizar melhor e ver que nela foi colocado o estadiamento: T3N2M0. O M nem entrou aí, por que o M se refere à metástase, e como não havia metástase no meu caso, ele é zero. O N é relativo aos linfonodos, e o T o próprio tumor, por exemplo, quando ele atinge outros órgãos é T4. Abaixo o texto da RM pós tratamento:


Como vocês podem ver, não tem o estadiamento... Que era o que Dra Claudia mais queria, segundo ela é inexperiência do médico... Mas enfim, não foi encontrado nenhum linfonodo, são eles que levam células cancerígenas pela circulação sanguínea e pelo sistema linfático, por isso são perigosos, e não foi encontrado nenhum visível. Dra Claudia ficou feliz pois ela fez o toque e apesar de não dizer muito bem na ressonância, mas a diminuição foi considerável, tanto que ela não cogitou a cirurgia aberta, mas isso ainda vou confirmar com Dr Figueiroa.

Tive que voltar aos remédios, pois a fissura não melhorou e estou num "intensivão" pra melhorar isso até a cirurgia. Sobre a cirurgia, ela disse que existem as complicações, como por exemplo, pontos se romperem, forte sangramento, necessidade de operar novamente, mas que isso só acontece em certa de 5% dos casos. A documentação está toda pronta, e tudo foi liberado inclusive o equipamento para vídeo que é bem complicado de liberarem, sala de cirurgia também reservada e parecer cardiológico pronto! 

Ela falou que vou precisar de 4 bolsas de sangue, e neste mesmo dia dei entrada no Hemope. Haverá uma preparação para a cirurgia como a feita para colonoscopia, mas como Dr Figueiroa será o cirurgião, ela deixou pra que ele definisse, algumas coisas eu não perguntei por que achei melhor perguntar logo pra ele, já que ele quem vai operar. No mais, voltei para a Vitamina C, o Nutrem, e dois ovos por dia, para melhorar a imunidade.

Pois é pessoal, melhor notícia não poderia haver! A sensação de alívio foi maior, muito maior que a de "felicidade". Eu realmente me sinto mais tranquila e com mais certeza de alguma coisa, principalmente em relação à regressão do tumor e a situação dos ovários depois da radiação pélvica. Mais tarde, veremos e se não estiverem funcionando, aí procurarei os médicos e veremos que medicação pode ajudar, não é? Mas saber que eles estão ali, nossa... Me dá um alívio muito grande, de que existe uma possibilidade mais concreta de que eu vou poder ter aquela vida normal, que eu sempre sonhei.

Continuem torcendo, semana que vem farei a tipagem no Hemope, vou pegar o resultado dos exames de sangue e a consulta com Dr Figueiroa. Quero me recuperar logo, ficar boa e voltar pra vida normal... =)

Obrigada de novo, pelo carinho, apoio, palavras amigas. E nunca esqueçam: DOE MEDULA! DOE SANGUE!


Um comentário:

  1. Que feliz, Tebei!!! Muito muito muito muito bom saber de todas essas coisas. Você tá sendo muito guerreira, chega dá orgulho! Parabéns pelos resultados! Vai dar tudo certo! Continuo na torcida!

    ResponderExcluir