quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Exame Histopatológico

Já estou de posse do resultado do exame feito com o pedaço do intestino (reto e sigmóide) que foi retirado na cirurgia. Como tirei uma foto para mostrar a minha cunhada, que é médica e me deu algumas explicações, vou mostrar aqui abaixo para vocês:



Resultado do exame histopatológico pós cirurgia

Não gosto muito de postar sem antes falar com os médicos especialistas, mas como sei que todos iriam me perguntar, melhor postar logo. Como vocês podem ver, foi retirado 12 centímetros do intestino e pelo que pesquisei pela internet, o intestino grosso tem cerca de 1 metro e meio de comprimento, então não foi lá grande coisa, não é? E o tumor não sumiu, e sim reduziu de cerca de 7,8 cm para 2,0 cm.

Com este exame temos agora o estadiamento do câncer após o tratamento de radio e quimioterapia, já que na ressonância não colocaram. Também não muda muita coisa, pois caiu de T3N2M0 para T3N1Mx. Neste exame vem como pT3 pN1 pMx, vem com um "p" na frente por que o método pTNM é de classificação patológica, mas correspondem ao TNM. Não me perguntem mais que isso, por que só sei o que procurei online. Sobre isso eu posso deixar um link bem completo que fala exatamente do meu tipo de câncer, existe uma classificação TNM para cada tipo e isso varia um pouco. Clicando aqui, abrirá uma janela com um site onde tem a tabela TNM para tumores de cólon e reto (CID-O - C18-C20).

Tentando desvendar o exame, essa "Ausência de invasão angiolinfática" é boa, segundo minha cunhada, pois indica que não há presença de invasão do tumor nos vasos sanguíneos e linfáticos que é o que se liga aos linfonodos. Sobre "Margens cirúrgicas proximal e distal livres" também indica que a margem de segurança que o médico retirou do órgão está livre de células tumorais. Lembram que o pedaço retirado foi de 12 cm? E o tumor tinha 7,8 cm? Ele retira a mais como forma de garantir o máximo possível, que não fique por lá algo que não seja visível ao olho humano. Outra coisa que procurei na internet foi sobre "Moderada reação desmoplásica do estroma" e "Moderado infiltrado linfocítico no estroma da neoplasia". Estroma é um tecido de sustentação de um órgão qualquer que o envolve por completo. Essa reação desmoplásica e esse infiltrado pelo que pesquisei, me parecem ser um tipo de fibrose, uma reação que o organismo teve ao tumor como se estivesse querendo contê-lo.

É bom lembrar que tudo isso é fruto da minha curiosidade, e fico pesquisando na internet por que quero saber exatamente tudo que vem em meus exames, e obviamente vou perguntar ainda item por item a Dra Roberta, minha oncologista. Se você chegou aqui pesquisando e tentando compreender algo em um exame seu, lembre-se disso, e não se desespere, corra logo para o seu médico o quanto antes para ter certeza de tudo, não se envergonhe e não tenha medo, pergunte tudo!

Cheguei ao final da postagem de hoje. Não estava tão preocupada com este exame como fiquei com a primeira biópsia ou a segunda ressonância, mas fiquei apreensiva, claro. Mas acho que isso é muito normal, e que todo paciente oncológico se sente meio que como uma bomba relógio. Você está aí vivendo sua vida, mas sabendo que pode "estourar" a qualquer momento. É como eu me sinto e acho que vou me sentir a cada exame de revisão, por que sabemos que sempre tem esse risco de voltar. Mas não estou sendo pessimista, não no meu caso, acho que tem tudo pra continuar dando certo. 
=)

Sim, e sobre a presença desse linfonodo com metástase no exame... Quero nem me estressar com ele, já chorei muito por muita coisa desde que isso começou. Vou agora esperar o que Dra. Roberta tem para me dizer! Não deve ser nada demais, afinal tudo isso aí que foi analisado já está fora de mim, e com a próxima QT o que ficou será eliminado. Continuem torcendo!!! 

Até logo!

4 comentários:

  1. Caramba, estou emocionada em ler algo escrito de forma tao lúcida e corajosa banhada de esperança e fé. Parabéns! Voce é uma vencedora. Que o SENHOR te abençoe rica e abundantemente e faça o sej rosto resplandecer sobre si e te de a paz , saúde e vitórias. Bjs Eliana

    ResponderExcluir
  2. Oi,
    Quanto tempo se passou desde que vc fez esse texto m Cheguei até aqui com a biópsia na mão x igual a vc, pesquisando cada vírgula do resultado :( estou ansiosa demais.... Me escreva, quero saber como está!
    Meu resultado: Pt4b mxnx
    Lilianazevedo23@hotmail.com

    ResponderExcluir