quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Quimioterapia Adjuvante

Olá pessoas, como sabem, já me operei e estou muito bem. O intestino é que ainda não funciona muito bem, está meio desregulado, mas o médico disse que isso é normal, pois agora ele diminuiu, foi mexido e tal, e isso influencia um pouco no funcionamento do órgão. 

Hoje já tenho notícias da nova fase do tratamento. De posse de todos os novos exames, minha oncologista me disse que agora faremos uma Quimioterapia Adjuvante. É o tipo de quimioterapia feita após um tratamento principal, que no meu caso foi para redução do tumor e cirurgia, e agora o objetivo é diminuir a incidência de disseminação da doença pelo corpo. Resumindo, é um tratamento a nível microscópico para eliminação de tudo  que não se pode ver, e está (ou não) pela corrente sanguínea e/ou vasos linfáticos. Serão quatro ciclos, dessa vez de quinze em quinze dias.

Como eu sou enxerida, de posse da guia de liberação dos remédios, eu já procurei aqui para saber se tem algo de novo. Temos um remédio novo, a Oxaliplatina, continuamos com Fluorouracil (é o medicamento usado propriamente para câncer de origem intestinal), e o Leucovorim. Existem também as medicações associadas: Nausedron, Decadron, e um que eu não entendi: Gluc Calcio + Subst. Reag. Andei pesquisando na net, e não vou me arriscar sobre o que seja isso! Mas deve ser pra cortar ou reagir com algum efeito de algum desses remédios novos, por que não tinha esse remédio antes. Também não comentarei dos efeitos, é o de sempre, e está aí a bula pra quem quiser se inteirar... Eu nem leio mais, por que se você ler a bula de certos remédios você se assusta. Mas o básico é aquilo: enjôos, falta de apetite, gosto ruim na boca, fraqueza, anemia, banzo total.....

Pra terminar, a minha oncologista ficou tão feliz, mas tão feliz quando contei pra ela que não fez colostomia (bolsa coletora para fezes). Ela disse que tenho uma ótima energia que tudo deu e continuará dando muito certo, e que eu vou ter no final de tudo isso o montão de filhos que meu pai ficou falando lá da última vez que fomos, ela não esquece! Mas, poxa... Dois bebês tá bom pra mim, na verdade ficarei muito feliz se puder ter apenas um. Conversei com ela por alto sobre isso, mas não entrei em detalhes, desde o início do tratamento persiste a amenorreia (ausência de menstruação). Ela disse que pode ser do tratamento, pode ser da radio, e esse tratamento de agora também vai bagunçar as coisas... Então nem adianta pensar nisso agora.



A foto que tirei hoje é pra mostrar o cateter implantado em mim, é por ele que recebo a quimioterapia. Esse cateter só será retirado no final de tudo, quando tiver certeza que está tudo ok, acho que depois da primeira revisão.

E assim termino meu post de hoje. Dica do dia: Dieta rica em frutas, vegetais e fibras diminui o risco de câncer colorretal. Matéria indicada por minha cunhada Tatiana. Agora eu como uma fruta por dia, e alterno entre alface, acelga e brócolis no almoço todos os dias. Refrigerantes, frituras e brebotes em geral só fim de semana e dia de festa! Vida saudável daqui em diante, por que quero viver muito!! E você?


 Beeeeijo!!

3 comentários:

  1. Aê, Tebei! Força na peruca que tá acabando! Só um adendo de nutricionista... o consumo de fibra deve ser relacionado com um consumo suficiente de água. Ingerir só as fibras sem tomar a quantidade ideal de água por dia (em torno de 2L), pode provocar prisão de ventre, que é o que a gente não quer. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh! Bem lembrado Tebei! Exatamente, os médicos sempre me disseram isso... É que como eu já sou um "alanbique" (pra água) ambulante, eu nem comento mais... Mas eu tomo pra lá de 2 litros por dia mesmo... =) E fica aí a dica pro pessoal!

      Excluir
  2. Minha amiga linda!! que tudo isso passe logo, espero que a etapa mais difícil tenha passado!!!gosto muito de tudo que vc escreve e de agora em diante vc realmente deve levar uma vida mais saudável né! bjaumm p ti! saudades!!

    ResponderExcluir