segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Pós-operatório - Câncer Intestinal

Desculpem demorar nas notícias, mas cheguei pra atualizar, já me cobraram! Hoje fui ao médico da cirurgia pra retirar os pontos. Como eu tinha tirado uma foto, vou mostrar pra vocês verem como são pequenos os cortes acima do umbigo, o maior deles tem apenas 3 pontos.


Pontos da cirurgia por video

Não dá pra mostrar o corte maior por que ficaria meio indecente... Né? Afinal é um corte tipo cesariana, só que menor, com nove pontos, e por ele foi retirado o pedaço do intestino grosso (reto e sigmóide). Abaixo a foto que tirei depois de retirar os pontos:

Retirada dos pontos e cicatrização

O corte do umbigo, o de baixo e o maior de nove pontos estão com microporo por que ainda estão doloridos. O do umbigo ficou assim por que já estava formando aquela "casquinha" de ferida por cima dos pontos, aí na hora de tirar dá pra imaginar né? E os dois cortes de baixo estou mantendo assim, por que é onde a roupa bate aí não tem condições ainda. O ponto de cima ficou "meio aberto" por isso coloquei apenas o microporo sem a gaze pra tentar unir e não ficar uma cicatriz feia, o médico deu uma dica. Ele também recomendou continuar limpando duas vezes por dia com álcool 70%, pelo menos até o fim dessa semana, que é quando faz quinze dias da cirurgia.

Fora isso, estou com uma leve dor ao urinar na região do ventre mesmo, o médico disse que faremos um exame de urina só pra comprovar por que pode ser alguma infecçãozinha pelo tempo que fiquei com sonda, ou pode ser apenas um "descolamento da bexiga" que com o tempo vai passar. A região ainda está dolorida, e meio adormecida, mas está bem melhor, já estou andando quase normalmente, levanto e durmo de lado com muito cuidado.

Perguntei se posso fazer pequenas atividades em casa, como lavar os pratos, essas coisas, por que aqui em casa a situação está difícil, né? E ele disse que sim, só que quando eu sentisse qualquer incomodo maior eu parasse e assim fosse dosando. Mesma coisa em relação à evacuação, agora as fezes estão começando a ficar endurecidas, então ele recomendou muita fibra, legumes, vegetais e muita água, mais de dois litros por dia, e um remédio natural composto de fibras. Uma vez à noite e outra pela manhã dependendo de como estiver funcionando o intestino.

E assim, foi o dia. Quarta sai o resultado da biópsia da peça retirada, se meu pai puder ir buscar, já coloco aqui o resultado. Com posse dele, preciso voltar para a oncologista da QT e o da RT. Dias mais tranquilos virão... 

Beijos para todos!




10 comentários:

  1. tou muito feliz porque deu tudo certo, mil! de verdade mesmo! qdo tu puder, avisa pra gnt jogar wii =P

    ResponderExcluir
  2. Meu esposo fez a cirurgua esta semana, mas foi a aberta, segundo o medico para ter uma melhor visualizacao e "limpeza" do local. Hoje faz 5 dias da cirurgia, talvez ele tenha alta na 3a. Feira. Ele ficou 2 dias so no soro, depois cha e gelatina, e ontem no jantar um ovo cozido no vapor e caldo de carne... vc tbem teve uma dieta assim , liquida e depois branda? E hoje como vc esta? Espero que melhor, apesar do tratamento nao ser facil. Estimas melhoras e fique com Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A dienta é assim também. No dia da cirurgia não comi nada, por que entrei em jejum e saí da recuperação já eram 10h da noite. No outro dia de manhã só "comi" água de coco e água. No dia seguinte o café da manhã ainda foi água de coco, mas aí já veio um almoço sólido... E jantar também, mas tudo bem comedido, no terceiro dia eu já estava comendo tudo normal e evacuando também! Espero que dê tudo certo no tratamento do seu marido. Um beijo grande!

      Excluir
    2. O medico disse q. Pode comer arroz, carne branca, torradas, bolacha de agua e sal, eh isso mesmo entao... hoje ele teve alta, supreendeu o medico com a recuperacao pos cirurgia, sabado ele tem retorno com o medico, para tirar os pontos e provavelmente ele ja estara com o resultado do exame, para ser encaminhado para o oncologista e entao comecar o tratamento. Vc comecou a fazer o tratamento logo depois da cirurgia? Fique com Deus. Bjos

      Excluir
    3. É, logo depois da cirurgia não é bom abusar, é legal manter a dieta evitando frituras, gorduras e tudo que prende o intestino, e investir em fibras, frutas e vegetais, e muita água. Como meu intestino é muito preso, eu complementava com um composto de fibras vegetais naturais recomendado pelo meu cirurgião, o nome é Plantaben. Nos primeiros dias o intestino fica muito bagunçado, e como retirou um pedaço (do meu retirou 12cm) eu ia no banheiro de hora em hora... Mas com o tempo melhorou. Só comecei a quimio, 40 dias depois da cirurgia. Fiz um tratamento pré operatório de quimio e radio pra diminuir o tamanho do tumor, que tinha 8cm, e fiz só quimio depois da cirurgia. MAs isso depende de cada caso... Depois me conta como ficou o do seu marido. Mas é isso, bola pra frente, que o pior vem agora, a quimioterapia é um inferno! Mas tem fim! Toda sorte e saúde do mundo!!!

      Excluir
  3. Oi td bem sou Cintia descobri sexta feira q estou grávida de três meses e tb com adenocarcinoma moderadamente invasivo no sigmoide

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cintia... Imagino como deve estar sua cabeça neste momento! Espero que você tenha médicos ótimos que te indiquem agora qual o melhor caminho. Eu não sei nem o que dizer neste teu caso, mas caso queira alguém pra conversar, trocar ideias, ou tirar dúvidas, sei lá, simplesmente desabafar conte comigo. Pode me escrever no email milenmont@gmail.com ou me encontrar no facebook: /milena.mam Beijo!

      Excluir
  4. recomendo começar por uma dieta vegana, sucos verdes, sementes, nesse momento tomar cuidado com abuso de frutas, pois o cancer necessita de glicose para sobreviver. elimine ja carne, acucar, sal de mesa. utilize sal marinho, o corpo tem que estar alcalinizado... e o principal é a fé no Eterno.

    ResponderExcluir
  5. ola bom dia eu tive um tumor a 5 cm do anos foi me retirado quase toda a bolsa do intestino já faz 1 mes e 15 dias do pós operatório tenho sentido que estou no inferno passo a vida na casa de banho vou mais de 20 vezes por dia principalmente a noite tenho sempre a sensação de estar com um pedaço grande dentro do anus por favor ajude me o seu caso passado quanto tempo voltou ao normal, já relatei ao medico diz que isso vai passar mas já estou a desesperar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, bom dia! Olha só, 15 dias ainda é pouco tempo pra uma recuparação efetiva. Até hoje ainda vou muitas vezes no banheiro por dia, mais do que uma pessoa normal... Pelo menos 3 vezes. O reto, nomeu caso, foi diminuído, logo o espaço ficou menor, e por isso vou muitas vezes no banheiro. Aprendi a acostumar com isso. Agora quanto a isso de ficar com a sensação de estar com um pedaço grande dentro do anus... É bom ficar atento e conversar com o médico, ver até que ponto é normal e quando vai passar essa sensação. Fique atento. Um abraço, e melhoras!

      Excluir