domingo, 13 de janeiro de 2013

Lutando contra o câncer de intestino (colorretal)

Hoje resolvi mudar a fonte, e a cor. Sabem que eu gosto de mudar né, e estava fazendo tudo sempre padrão! =p

Lá se foi mais uma quimio, e eu vim postar por que como sempre uma novidade ruim. Estou no terceiro ciclo, é a quinta sessão, a próxima será a sexta, e faltam apenas três para terminar, desde novembro eu venho tomando essa quimioterapia FOLFOX (vou falar um pouco dessa quimio em outro post) e é provável que meu corpo realmente esteja se acostumando, de uma certa maneira. Falei isso com Dra Roberta, minha onco, e ela me disse que isso é muito relativo, tem gente que melhora e tem gente que piora com o tempo... O.o

O fato é que no durante, eu tenho me sentido mais forte, não seria forte, mas a sensação não é tão ruim como antes, só que dessa vez, apesar de tomar laxante todos os dias e óleo mineral em jejum todos os dias, não adiantou, voltei a ter fezes duras como no início do tratamento. Foi horrível, só não foi pior por que acho que estou me acostumando com a dor que sinto... 

Mesmo assim, como a quimio mudou pra dia de segunda agora, os dias piores são a quinta e a sexta, que passei com Allan meu namorado, e foi até tranquilo. No sábado que eu deveria começar a melhorar, foi o pior dia dessa QT. Acordei de manhã, e já corri para o banheiro, fui umas 3 ou 4 vezes na tentativa de evacuar. Forçava muito, por que tinha muita vontade, mas as fezes não passavam, ou passava com dificuldade, forçava tanto que chegava a suar... Então quando foi chegando perto do almoço, resolvi ir tomar um banho. Durante o banho comecei a me sentir mal, como já desmaiei antes, já sabia os sintomas quando iam chegando aos poucos. A vista vai escurecendo, vai dando uma fraqueza, a respiração fica difícil... Então, desliguei o chuveiro, do jeito que estava, saí e sentei na bacia do banheiro. Não conseguia melhorar, pelo contrário ficava pior, era um mal estar horrível tomando conta, aí tentei sair do banheiro e ir pro quarto para deitar, a porta do meu quarto é colada com a do banheiro. Só lembro de ter aberto a porta do banheiro.

Minha mãe estava no quarto e viu quando eu caí, na frente da porta do meu quarto. Aí ela veio e chamou pelo meu pai, que me levantou e me levou pra cama, segundo ele eu estava de olhos abertos e perdendo a cor, havia batido a cabeça ou o olho na porta, não sei, por que começou a inchar e depois vi que ficou um corte pequeno na sobrancelha.

Resultado depois do desmaio

Hoje já está bem melhor, desinchou um pouco e só dói mesmo se tocar em cima, quase nada. De toda forma não foi uma pancada muito grande, por que se não, eu nem conseguiria abrir o olho, né? Minhas mãos ficaram totalmente dormentes até quase metade do braço durante o desmaio... Foi horrível, voltei a mim chorando muito e bem nervosa por que nunca tinha sentido mal daquele jeito. Meu pai me deu água com açúcar, e aos poucos fui melhorando... Até que passou tudo... Depois almocei, e descansei a tarde toda... Minhas pernas estavam cansadas, parecia que eu tinha corrido quilômetros.

Me senti muito mal e triste ontem, desejando que tudo isso fosse mentira. E rapidamente lembro que não há como, a não ser realmente passar por isso, e você se pergunta, "poxa, que foi que eu fiz... pra sofrer tanto desse jeito". E aí, logo depois disso você para por que, não adianta ficar procurando respostas nessas perguntas, e nem sentido nessa vida... O que tem que fazer é aproveitar que hoje eu estou melhor. E que ainda vou passar por isso por mais três vezes, e esperando a próxima "novidade". E como sempre, procurando melhorar, já peguei mais dicas pra tentar melhorar essa questão da evacuação, e remédios também pra ver se Dra Roberta libera pra mim. O que não posso é me entregar, e deixar ficar pior, mesmo que fique, é importante que eu faça o possível para melhorar.

Agradeço imensamente as amigas do grupo do câncer no face. A maioria é de mama, mas tem muitos outros problemas, e me deram muitos conselhos nesses dias, nunca consigo achar alguém de CA de intestino. Mas espero que meu blog ajude alguém, em algum lugar...
Até!


9 comentários:

  1. "O que não posso é me entregar, e deixar ficar pior, mesmo que fique, é importante que eu faça o possível para melhorar."

    Que bom ver que apesar de tudo que você tá passando, já consegue pensar assim. A luta tb é com nossa própria mente.
    Força!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É a minha luz no fim do túnel, Ju!!! Tentar não deixar ficar pior, vou morrer tentando sempre!!! Não que eu vá morrer agora, não não! Vou morrer velhinha! kkkkkkkkk =p

      Excluir
  2. Muito bom o post! Achei esse aqui também que da umas informações a mais sobre câncer de intestino. Vale conferir!
    http://publivida.org.br/outros/casos-de-cancer-no-intestino-crescem-30/

    ResponderExcluir
  3. Olá colega, também estou em tratamento de quimioterapia, porém já fui operada (intestino/reto), antes da cirurgia sofri com muitas dores, agora graças a Deus não tenho mais. Muita fé e esperança, que tudo vai dar certo para todas nós!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Daisy. Já terminei o meu tratamento, também sofri com as dores durante o tratamento neoadjuvante, como você está?! Espero que bem! Saúde!

      Excluir
  4. Oi! minha mãe descobriu recentemente um CA no intestino... fez a cirurgia e agora vai começar a quimio...estou tensa mas confiante!!! minha mãe é tudo pra mim!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vivian! Desculpe pela demora em responder, mas como está sua mãe!? Abraços!

      Excluir
  5. Oi! Se vc queria que seu blog ajudasse alguém, aqui estou eu!
    Descobri um adenocarcinoma de retossigmoide no dia 16 de março, faltando 11 dias para meu aniversário de 30 anos! Dia 11 de abril fiz a Retossigmoidectomia Abdominal, ganhei uma cicatriz ENORME na barriga, na vertical! Estou me recuperando bem da cirurgia, meu intestino funciona muito, e quando falha ou tenho gases, a dor é horrível! Em breve começarei a quimio e antes colocarei o cateter. Pelos efeitos colaterais devem ser os mesmos medicamentos que vc usou! Meu estadiamento foi T3N2.

    ResponderExcluir