terça-feira, 1 de janeiro de 2013

O câncer e a vida... Feliz 2013

Nunca fiz, nem faço resoluções de Ano Novo... Mas este ano, eu senti que precisava dizer algumas palavras. Por que neste ano, minha vida mudou completamente, de uma forma que eu nunca pude imaginar. Apesar de tudo, não gostei de 2012. Eu não queria ficar doente desse jeito. Tudo tem o seu lado bom, é óbvio... Mas esse tipo de doença, um câncer... Sério, queria não.

Mas, nessa vida não há querer, não em 100% das coisas, mas 'querer' vale muito. Eu QUERO por exemplo, muuuuuuuuuuuuito ficar boa, e acho que "querer" neste sentido vale! E já que descobri um câncer neste ano, que bom então que eu descobri a tempo de me curar. O valor disso é inimaginável para mim... Nasci de novo, e a cada quimioterapia eu nasço de novo, e no final de tudo será um novo renascimento. Aprendi, e reaprendi muitas coisas.

Aprendi que mesmo a pior pessoa tem um pouco de bondade dentro de si, ela só não deixa isso aflorar muito... O que é muito ruim, muito mesmo... Espero que muitas dessas pessoas possam mudar isso em suas vidas, enquanto é tempo.

Aprendi que nós podemos aguentar tudo de ruim nesta vida. Desde que o nosso grande desejo seja superá-lo.

Aprendi que por mais incompreensíveis e, sei lá como muitos podem pensar sobre seus pais, irritantes talvez... Eles te amam, nos amam e farão de tudo para o nosso bem, mesmo que esse tudo seja algo que você não concorde. Lembro de Renato Russo... "São crianças como você..." Mas que você quando crescer pode sempre fazer melhor! ;)

Aprendi que amigos são a nossa fortaleza. Me sinto triste por aqueles que não querem os amigos do seu lado, que não os procuram, que não dão todo o amor que eles merecem, por que eles fazem o que fazem, simplesmente por que amam você. Suportam e aguentam seus defeitos e maneira estranha ou muito louca de ser. Desejo nunca abandonar os meus amigos.

Aprendi que tem coisas que só a família é capaz de fazer por você, e que muitas vezes amigos, ou outras pessoas que não são da sua família fazem o mesmo que ela faz (ou não faz, em certos casos). São anjos caídos, diretamente dos céus. Eu tenho anjos! E sou eternamente grata por eles existirem e estarem ao meu lado.

Aprendi que o amor tem muito mais força do que eu imaginava. Que todo aquele papo de que ele faz você se sentir melhor, é verdade... Que ás vezes você luta, o ignora, faz de conta que ele nem é tão grande assim. Mas lá dentro, lá no fundo do seu.. hipotálamo, ele cresce... Quando é bem alimentado! ;)

Aprendi que é preciso ajudar e ser solidário com quem precisa, com quem é doente e não tem a mesma "sorte" que você teve na sua vida. Muitas coisas em nossa vida é sorte sim, mas a maioria dela são suas escolhas.

Reaprendi que você é o único grande responsável por sua felicidade e por todo amor que pode e tem para distribuir. Divida! Semeie bons frutos, não espere nada em troca não... Por que o melhor é fazer alguém sorrir. Não precisa de dinheiro, tempo, e sim um abraço, uma única palavra, talvez apenas uma dica... 

Se o câncer foi algo muito ruim na minha vida, decidi que devo agradecer a ele por todas as coisas boas que consegui ver e absorver em minha vida, por conta dele. Eu acho que em tudo na vida existem dois lados, o bom e o ruim. Fico feliz pelo bom e tento assimilar o que fazer para mudar o ruim. Adote isso para sua vida. Não lamente. Chore, fique com raiva e FAÇA ALGO PARA MUDAR.

Pra mim o ano não mudou... Meu 2013, minha vida, recomeça de novo em março. Quando viverei todos os dias, cada dia único de minha vida, desejando não ter recidivas, que em 5 anos, não exista nenhum rastro de células malignas em meu corpo. Que eu viva cada dia, como se fosse o último, para não chorar como chorei ao receber a notícia daquele exame em 17 de abril de 2012 que me dizia que eu "poderia" morrer. 

Mas você sabe que não adianta muito né... A gente sempre chora, por que ninguém quer ir embora. Que seu ano comece então, quando você encontrar seu ponto de partida. Desejo para você só saúde, aprendi que com saúde eu posso conquistar muita coisa. E quando eu digo saúde não é só seu corpo, mas também sua mente. Cuide dela e seja feliz.

Feliz 2013

Amigos, juntos somos mais... Nunca desista, acredite que você pode vencer o câncer. Mantenha a calma, e a sabedoria para aceitar aquilo que você não pode mudar, mas ser forte e lutar por tudo aquilo que você pode mudar. Até o fim, por que o fim... Nem é de verdade o fim... É apenas o começo.

6 comentários:

  1. Como não ficar emocionada??
    Eu acabei de encontrar seu blog, estava em busca de informações sobre rinoplastia, realmente não imaginava ler uma história de vida como a tua.
    Acredito demais em Deus e nesse momento mentalizo q Ele te dê um ano de vitória!! Tudo ficará bem!! Força querida!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!! Agradeço pelas suas palavras, que tudo dê certo mesmo! :) E boa sorte na rino se for fazer! Completo um ano da minha cirurgia agora em janeiro, vou visitar o médico e por uma nova foto comparativa no blog!! Abraços!!!! :)

      Excluir
  2. Olá Milena!
    Realmente você merece os parabéns!
    Enfrentar uma situação dessas com toda essa lucidez e otimismo é uma lição de vida!!
    Eu fiz a rino e não estou satisfeita. Estava triste, procurando ler alguma coisa sobre isso e achei vc.
    Desejo-lhe toda a sorte do mundo!!!
    Vc vai vencer!

    ResponderExcluir
  3. Olááá! Obrigada pelas palavras! Realmente é uma pena que você não tenha ficado contente com a rino... O cirurgião não ofereceu retoque? :/ De toda forma, obrigada mesmo, e muita sorte pra você também! Um beijão!

    ResponderExcluir
  4. Olá Milena, passei pela mesma cirurgia em 12/10/13 e tive minha primeira sessão de quimio essa semana. Ainda estou com medo, e compartilho de tudo que você escreveu nesse post...se me autorizar, vou copiá-lo...obrigada por compartilhar sua experiência.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Niquinha! Segura as pontas, e vai com fé! Me atualiza sobre você, quero saber se está bem! E pode copiar sim, o blog é pra essas coisas, vamos dividir os sentimentos! Beijo bem grande e força! Se precisar de dica, ajuda.. Me fala!

      Excluir