terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

FOLFOX - Quimioterapia

Bem, eu havia prometido um post explicando sobre a quimio FOLFOX. Esse é o nome dado ao conjunto de medicamentos quimioterápicos ministrados em casos de câncer intestinal, mais precisamente o colorretal. Dei uma pesquisada na internet, mais algumas coisas que venho experienciando e perguntando a minha oncologista, Dra Roberta. Não encontrei muita coisa por aí, mas vamos lá.

O FOLFOX é conhecido como um tratamento avançado para o câncer colorretal. São três drogas: 5-Fluorouracil, Leucovorim e Oxaliplatina. Os efeitos que esses remédios causam depende muito do paciente, e como vocês sabem cada um reage de uma forma né? Vou dizer o que dizem por aí que acontece, e o que aconteceu comigo, ok?

5-Fluorouracil 
Essa droga é bem utilizada pra tratamento desse tipo de CA, e foi ela que usei nas duas primeiras QTs pra diminuição do tumor, no início do tratamento. Ela é bem tranquila. Os sintomas usuais são: sensibilidade à luz do sol, feridas na boca, perda de apetite, enjoos, diarréia, dor e vermelhidão nas mãos e nos pés. Com esse medicamento eu só tive mesmo enjoos e perda de apetite, e a sensibilidade ao sol também... Mas posso dizer que tudo bastante tolerável, eu lembro que eu comia, demorava muito, mas comia... Descobri que também dão esse remédio pra quem tem CA de estômago...

Leucovorim
É o Ácido Folínico. Esse é o remédio mais tranquilo e o que ele faz é agravar um pouco os efeitos do fluorouracil. No meu caso eu acho que agravou as feridas na boca, nessa segunda quimio, tenho tido muitas aftas, logo após a QT, e na QT antes da cirurgia eu não tomei esse medicamento. Eu li que essa droga tem uns efeitos não tão comuns como reações alérgicas, coceira, calafrios e febre, dificuldade pra respirar, dor no peito, nas costas, inchaço da língua ou garganta. Disso eu confesso que em algumas vezes minhas mãos coçam muito! Nessa última QT isso aconteceu, minhas mãos coçaram pra caramba, e toda quimio eu sinto isso da língua "inchada" na verdade eu sentia que ela ocupava mais espaço na boca do que antes, mas nunca imaginei que poderia ser da QT, descobri depois que li sobre isso...

Oxaliplatina
Esse é o VENENO! Eu acho que esse é o que agrava todos os outros efeitos colaterais. Uma amiga minha que tem CA de cólon disse que tinha tremores por conta desse remédio. Dos efeitos que achei por aí tem vômitos, diarreia, feridas na boca, fadiga, dor de estômago, dificuldade pra respirar. E a questão neurológica, que Dra Roberta sempre me pergunta se eu tive, neuropatia periférica que significa formigamento, dormência e alfinetadas nas pontas dos dedos de pés e mãos, principalmente causados por sensibilidade ao frio. Além de problemas de deglutição e queda dos leucócitos do sangue e plaquetas que leva ao risco maior das infecções. Bom, o que eu sinto...? Praticamente tudo isso, é um inferno, são cinco dias sem sequer abrir a geladeira. Como nunca me arrisquei a beber nada gelado não tive o fechamento da garganta, mas já peguei panela gelada por descuido e foi muita dor na ponta dos dedos... Tive vômitos que hoje consigo controlar com a medicação. Aftas, também tomo remédios pra melhorar, sinto muita dor de estômago e um desconforto terrível, que persiste por uns quatro dias após os cinco dias de efeito da quimio. Refluxo, sensação de empachamento, arrotos, parece que tem um boi entalado na minha garganta.

Essas são as drogas quimioterápicas que recebo nessa QT Adjuvante, além dela recebo lá mais 3 medicações adicionais um anti-alérgico, o nausedron e o decadron, e mesmo assim tenho saído de lá meio enjoada... Em casa tomo mais coisas, continuo com o nausedron (vonau), o decadron e o dramin para enjoo... Tomo o floratil, pra melhorar a flora estomacal e intestinal, muvinlax (laxante), óleo mineral e plantaben, segue a tabelinha:

1 floratil e óleo mineral em jejum
café, 1 dramin, 1 vonau, 1 decadron 

14h - 1/2 decadron

jantar, 1 dramin, 1 vonau 

Às vezes eu mudo os horários do dramin, por que dá muito sono, aumenta a fadiga, e também fico tão enjoada que não consigo comer, antes de tomar o remédio, e coloco tudo pra fora, ou coloco o remédio pra fora... Além disso, tomo dois saquinhos do laxante, pra evitar que as fezes fiquem duras, por que o intestino fica "morto" esses dias...

É isso... Além disso durante a quimio fico com um gosto horrível na boca, eu não tenho vontade de fazer nada, nem forças, me sinto mesmo morta, pela primeira vez na vida, não sei se morrer é assim, mas acredito muito que deve ser, eu sou do tipo que conheço muito bem meu corpo e como combater as coisas nele, então eu sinto fisicamente e psicologicamente esses remédios matando minhas células, só que não de forma que me mate de uma vez, mas é assim que me sinto. Por que é muito gritante a diferença de quando completam os cinco dias, eu simplesmente me sinto viva novamente, não sei explicar... 

Espero ajudar alguém! Até o próximo post!

Fonte: http://www.ehow.com.br/efeitos-colaterais-quimioterapia-folfox-lista_4350/


40 comentários:

  1. Tu és uma guerreira, Mi! Um exemplo de persistência, garra e amor pela vida. E, com certeza, ajudará muitas pessoas.
    Eu sou teu fã!!!
    E te amo muito, minha prima linda e querida!
    Bjão!!!

    ResponderExcluir
  2. Milena, já havia comentários seus no grupo amigas do peito no face, mas lendo seu blog percebo o quanto essa dor latejante nos faz ter um sentimento altruista maior ainda do que já tínhamos. Por exemplo, eu mesma brinco aqui nos blogs, no face que to virando médica oncologista, mas eu desconhecia um monte de coisas a respeito do tratamento de intestino, acabei de aprender com vc. Obrigada minha linda e felicidades, pois vi também que acabou o tormento das quimios. Caso queira me seguir tbem, conhecer meu cantinho eis aqui o endereço:
    www.angellove40@hotmail.com
    no face meu nome é cristina cassimiro, fique a vontade, caso queira me add. beijo grande e que o Senhor te proteja sempre.
    Cris

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Angel! Fico muito feliz sempre de ajudar seja lá de que forma for, obrigada pelo elogio, estou indo agora na tua página pra te add! Um xero!!

      Excluir
  3. Boa tarde amiga. Acabei de voltar de uma seção de QT. Lendo teu post até parece que sou eu quem escreve. Tenho todos esses sintomas. E creio que somos vencedores, diante de tanta batalha.
    Abraços.

    Antonio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antonio, fico triste por saber que tem mais uma pessoa sofrendo tanto. Mas, feliz por saber que de alguma força ofereço ajuda, nada melhor do que encontrar quem sente a mesma dor, não nos sentimos sozinhos! Já entrei na torcida! Vai terminar tudo bem! Abraços!

      Excluir
  4. Estou no A.C.Camargo nos primeiros minutos da quimio da minha querida irmã
    Antak decadron

    soro glicosado e calcio Oxaliplatina com soro de 500 ml em 2 horas

    folfox

    E o medico nos alertou muito para o gelado e metais que ao tocar as pontas dos dedos podem dar choques..
    e que os outros efeitos sao toleraveis com medicação,.

    TD DE MELHOR PRA VC NESSA LUTA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sofri muito com as fezes duras durante a quimio... Toda sorte e saúde do mundo pra sua irmã!!! Estou a 6 meses sem quimio e ainda com dormência nos dedos da mão e nos pés. Beijo grande!

      Excluir
  5. Olá Milena,
    Estava buscando informações sobre esse novo medicamento que meu marido vai começar a tomar hoje e encontrei você.
    Obrigada pelas dicas e parabéns por compartilhar sua experiência ajudando outras pessoas.
    Num outro momento eu retorno, ok?

    Que Deus te dê forças, esperança e equilíbrio.

    Um grande abraço,

    Saúde, Paz e Bem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É por conta de comentários como o seu, que eu penso que tudo tem um propósito e tem valido a pena colocar toda minha vida assim desse jeito... O meu sonho é poder ajudar as pessoas, assim eu consigo achar que vim aqui pra alguma coisa... Uma boa sorte para seu marido, e forças para os dois, pois a caminhada é muito pesada. Mas vamos todos conseguir, um grande abraço.

      Excluir
  6. Querida, minha mãe fez a primeira sessão de quimio com o Folfox, ela sente bastante enjoo e tem diarreia, nao posso me esquecer das aftas, que são poucas, e controladas através do gargarejo com bicabornato de sódio. Fico feliz por ver que tem pessoas que passaram por esse tratamento e estão curados. Minha mãe tem sido muito bem atendida. Acredito que tudo dará certo. Um beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Milena, minha xará! :)
      E eu fico muito feliz por poder compartilhar minha história e ver que elas servem de alguma coisa. Estou aqui de longe, torcendo pela sua mãe. Vai dar tudo certo! Força.

      Excluir
  7. Prezada Milena,

    Também faço QT para corrigir a metastese de um CA de colon ( cirurgia em 2011) para o pulmão (cirurgia em 2014 - foi um achado nos exames de rotina).
    As reações que vc descreve são essas mesmo e a gente se sente renascer na semana seguinte à QT.
    A lição de vida que tive, ao longo desses 3 anos é que todos que passam por esse tratamento merecem viver (infelizmente isso não ocorre sempre), pelo sofrimento que ele impõe.
    Felizmente os sintomas que tenho percebido têm sido relativamente pequenos (a fadiga, o gosto terrível na boca e a neuropatia perfiférica), e agradeço a Deus por estar vivo e tomar conhecimento que outras pessoas também estão enfrentando o problema de cabeça erguida.
    Sei que ao acabar o tratamento e a vida voltar à sua rotina (que sabemos nunca mais será a mesma) iremos esquecer quase tudo pelo o qual passamos, mas não a lição de vida e da solidariedade que devemos à nossos semelhante.
    Alexandre Pertusier

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alexandre! Você tem toda razão quando diz que "todos que passam por esse tratamento merecem viver". O sofrimento é muito grande. Estou torcendo por você, me mande notícias! Abraços.

      Excluir
    2. Ufa!!!! Terminei!!!
      Fiz a ultima sessão de QT em meados de julho, e estou quase que completamente recuperado!!!
      Havia emagrecido 18 kg (anorexia celular provocada pelo tratamento), e tive um pouco que queda (estou sendo otimista) dos pelos do corpo (já estão renascendo).
      Me isolei um pouco pra poder absorver tudo o que passei, apesar de ter continuado meu trabalho, minhas viagens e tudo o mais dentro das limitações impostas pelo tratamento.
      Gostaria de dar um depoimento que espero possa confortar as pessoas que estejam passando pelo o que passamos:
      Tomemos tudo isso como uma lição de vida!! Ela é bela e deve ser vivida com a maior intensidade possivel; tivemos uma oportunidade maravilhosa, e com ela devemos aprender.
      Apesar de triste, a gente constata que ninguem entenderá o que passamos, mas não é culpa deles (pois somos nós que estamos vivendo a situação), Não mudem a rotina (só a adaptem em função das limitações impostas) e, antes de tudo, ame quem está a seu lado. Nós merecemos!!! Um GRANDE abraço!!!

      Excluir
    3. Alexandre!!! Que felicidade!! Como está o acompanhamento!?? Espero que tudo certo. Concordo em tudo que você falou neste comentário... Penso exatamente da mesma maneira... É incrível como somos tocados de tal forma que compartilhamos do mesmo sentimento... Só nós que passamos é que podemos entender... Mas é isso, espero que esteja aproveitando sua vida da melhor forma possível! Me dê notícias! Abraço e muita saúde! =D

      Excluir
  8. Oi Milena, meu filho esta fazendo essa quimio com o folfox para um cancer de intestino que foi detectado ha dois meses e aqui no japao eles fazem primeiro a cirurgia depois a quimio.. Ele teve umas complicacoes na cirurgia, mas agora esta bem e teve inicio ontem a quimio que vai durar 48 horas ate esvaziar o balao que carrega com ele.. Ele ainda se encontra internado mas semana que vem ja vem pra casa e estamos na torcida para que os tumores do figado diminuam de tamanho e melhor desaparecam.. O figado depois do intestino foi o unico orgao afetado..Estamos na maior esperanca e preparados para todas as fases da quimio que sera 4 fases a cada duas semanas.. Obrigada por esclarecer bem sobre esse medicamento que sao para nos a solucao que reesta de cura e vida para quem amamos..Bjs, Rosani Nagai

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rosani! Me desculpe pela demora pra dar uma reposta... Desculpe mesmo, mas é tanta coisa pra fazer que termino sem tempo. Ainda preciso estar fazendo mil exames e com trabalho e coisas da casa o tempo some. Mas aqui estou, eu também descobri casos tratados aqui igual ao seu filho aí no Japão, a mãe de uma colega, fez primeiro a cirurgia. Como está seu filho? Me dê notícias, por favor. Espero que a cirurgia tenha sido um sucesso. Beijos!

      Excluir
  9. Milena, parabéns pela linda iniciativa! Tuas postagens são um incentivo e uma referência positiva para pacientes que enfrentam a mesma situação. Abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Naty, obrigada pelo comentário! Abraços!

      Excluir
  10. Confie em Deus e tudo se torna mais fácil, mais tranquilo e uma só certeza que no final tudo vai dar certo. Entregue tudo a Deus e creia Nele e você verá as suas maravilhas acontecerem em sua vida. Crer em Deus é ter certeza na sua cura total.

    ResponderExcluir
  11. so passando pra te dar um apoio. ajudou pra eu passar pro papai o que ele enfrentara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que ajudei, espero que seu papai esteja realmente bem! Abraços.

      Excluir
  12. Fiz uma cirurgia de cancer de reto há 03 meses e estou no ultimo ciclo de quimio para tratamento da metastase no figado com o Folfox e daqui há quinze dias tb o Avastin . As reações realmente são péssimas , com as mãos praticamente travadas ,com choques ao menor contacto com metais , até mesmo a maçaneta da porta incomoda , e crises alérgicas com o nariz parecendo um pimentão de tanta coceira , porém a partir desta semana não foi tão forte , pois a oncologista trocou o antialérgico , mas se este remédio vai me curar tenho quer ter paciência e aguentar , pois quero me curar . MEREÇO VIVER .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria Manuela! Fico feliz que houve uma melhora com a troca do antialérgico. Temos que ter paciência e aguentar sim, pois este é a solução que há no momento para nos mantermos vivos, né? Nós merecemos viver, e o melhor aproveitar as simplicidades e felicidades da vida, pois é o que importa! Saúde pra você! E obrigada pela visita! =D

      Excluir
  13. Oi, Milena!

    Há poucos meses descobri em minha mãe um Ca gástrico e foi uma reviravolta em nossa vida. Ela passou mais de um mês vomitando e não conseguiu começar a QT q era a proposta. teve q se internar para rreceber dieta parenteral p se fortalecer e fez gastrectomia total e esplenectomia. O Ca q se achava inicial era algo avançado. Depois de 27 dias internada está fazendo novos exames p iniciar a QT provavelmente dia 01 de março. Ainda depois da alta hospitalar começou uma dor na perna e hj descobrimos trombose. Mas então, te achei pesquisando o Folfox q será a QT e realmente fiquei tensa ao ler o monte de sintomas q vc relatou e os comentários das pessoas q aqui vivenciaram tb a mesma coisa. A oncologista disse q não tem previsão de qntos ciclos serão pois será uma QT paliativa :(. Estou muito preocupada! Parabéns por vc compartilhar tudo isso! Posso te fazer uma pergunta q fiquei na dúvida? Os sintomas sempre são imediatos ou aparecem semanas depois? Utilizou métodos naturais concomitante com a QT? Que Deus lhe abençoe e ao pessoal do grupo aqui!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carla! Como estás? Espero que as coisas estejam se ajeitando por aí. Sinto por sua mãe, mas vamos lá... O negócio é pensar positivo! Respondendo tua pergunta, os sintomas vieram gradativamente... Tanto que na penúltima eu tive plaquetopenia, fiquei muito fraca, tinha perdido muito peso... Só fiz, porque era a última. Mas há casos e casos... Tive muita diarreia, não sei como seria com tua mãe já que o foco principal é o estomago (pelo que entendi...). Nas minhas pesquisas já vi que dão o Fluorouracil pra CA de estômago mesmo... De toda forma, é meio difícil saber porque cada caso é diferente, cada pessoa sente diferente, e o objetivo do médico pode ser diferenciado também. Eu realmente espero que sua mãe suporte o tto. Não esqueça, por mais difícil que seja, é preciso manter a boa alimentação e segurar as refeições para ficar forte! Estou aqui na torcida, e aguardo notícias. Até logo e obrigada!

      Excluir
  14. Eu só tive choques e formação de um tipo de acne,mad não sei com que tratar, pois me apareceu hoje,uma semana depois da quimio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, você não deixou nome... Espero que esteja melhor! Bjos

      Excluir
  15. Vou pra décima sessão da Folfox e não vejo a hora de terminar. Tenho a sensação que levei uma martelada em cada dedo das mãos. Água, só consigo após uns cinco dias. Todas as reações que foram descritas eu tenho a cada ciclo. No início de junho faço a última, se Deus quiser!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sérgio, tudo bem? Espero que sim. Espero que você tenha terminado o tratamento e estejaa tudo certo. ME avisa. Um abraço grande!

      Excluir
  16. Milena ,vou começar amanhã ,te agradeço demais por todas essas informações ,Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! E então? Aguardo notícias suas! Beijos!

      Excluir
  17. Oi Milena!
    Meu sobrinho fará a 3a sessão de quimioterapia folfox amanhã. Ele está muito confiante. Trata-Se de metástase óssea de um câncer de estômago. Ele até aqui teve poucos efeitos colaterais. Os enjoos duraram 2 dias mas foram leves. Muito obrigada pelos seus depoimentos!
    Que Deus ilumine e dê forças a todos!bjs. Ana Cláudia

    ResponderExcluir
  18. Oi Milena!
    Meu sobrinho fará a 3a sessão de quimioterapia folfox amanhã. Ele está muito confiante. Trata-Se de metástase óssea de um câncer de estômago. Ele até aqui teve poucos efeitos colaterais. Os enjoos duraram 2 dias mas foram leves. Muito obrigada pelos seus depoimentos!
    Que Deus ilumine e dê forças a todos!bjs. Ana Cláudia

    ResponderExcluir
  19. Eu sei que elw terá uma luta dura pela frente. A família está bem próxima dele e lhe dando muito amor! Tudo muito recente e assustador, mas tem que ter força e lutar junto. Grata por você dividir sua história aqui. Bj e abraço carinhoso.

    ResponderExcluir
  20. Dizer que um medicamento é VENENO atesta a injustiça do comentário. A quimio está aí para ajudar e não prejudicar.

    ResponderExcluir
  21. Olá Milena.
    Tive câncer no intestino o que me obrigou a submeter a uma cirurgia de remoção total do intestino grosso. Como houve propagação do câncer para 9 linfonodos adjacentes ao intestino, passei por 12 sessões de quimioterapia FOLFOX e sofri todos os sintomas aqui relatados. Minha quimio terminou há um mês, mas o que me preocupa agora é que a NEUROPATIA PERIFÉRICA (formigamento nas mãos e nos pés) continua intenso, me incomodando muito e limitando meus afazeres. Você ou alguém teria uma dica para aliviar esse desagradável sintoma? Obrigado e um abraço.

    ResponderExcluir
  22. Olá Milena.
    Estou no 2º ciclo de quimio e tenho-me aguentado + ou - bem. actualmente sinto muita comichão nas mãos e pés, arrotos e durante 2 a 3 dias como se estivesse moribundo. Estou também rouco, sentindo um pouco de falta de ar e insónias. de resto tudo normal. Beijinhos e muito obrigado pelas dicas. Com força, coragem e persistencia, VENCEREMOS!

    ResponderExcluir