sexta-feira, 3 de maio de 2013

YES! Ovários existem, mas...

Nem bem postei ontem, já estou de volta hoje. É que não contava receber o resultado dos exames já hoje. Mas entregaram no mesmo dia. E como prometi, vim para contar.

Fiz hoje os exames pedidos pela ginecologista, ultra-sons de mama, tireóide e transvaginal. Mama está tudo na mais perfeita ordem, ela também visualizou o cateter quando foi olhar a mama direita, a médica foi bem cuidadosa olhando até a parte axilar. Tireoide também, tudo certo e tamanhos normais. Os valores deram menores que o exame de 2010, mas não sei que relação isso possa ter, mas no exame ela declara tudo como normal. Perguntarei a ginecologista.

Agora a parte mais importante no momento, útero medindo 5,0 x 4,0 x 2,8 cm (vol. = 30,9 cm3), de volume normal, contornos regulares, textura homogênea e sem tumorações em suas paredes. No exame de 2010 meu útero era maior medindo 6,6 x 4,2 x 3,5 cm (vol. = 
52,4 cm3). Mas segundo minha cunhada (médica) Tati, o tamanho do útero depende da época do ciclo menstrual... Aí, como antes eu tinha isso né, e hoje eu não tenho, deve ter a ver. Resumindo: Útero ecograficamente normal.

Ovários. Quando a médica começou a falar... Achei que não iriam existir, até comentei com ela, aí ela disse: "Sim, eles tão lá, mas pequenininhos...". Vamos para as comparações:

2010 -> Ovário direito: 2,9 x 2,0 x 2,0 cm (vol. = 6,2 cm3)
2013 -> Ovário direito: 2,4 x 1,4 x 1,2 cm (vol. = 2,3 cm3)

2010 -> Ovário esquerdo: 2,7 x 2,0 x 1,6 cm (vol. = 4,9 cm3)
2013 -> Ovário esquerdo: 2,0 x 1,5 x 1,2 cm (vol. = 1,9 cm3)

"Ovários de volume reduzido e textura preservada (correlacionar com tratamento radioterápico prévio)".

Dá pra ver que reduziram para menos da metade do volume total que tinham. De toda forma, isso ainda não quer dizer muita coisa. É preciso saber se existem óvulos, e isso só um exame de reserva ovariana pra saber. Segundo minha cunhada me disse, existe um exame de hormônio Anti-Mülleriano e reserva ovariana, o AMH, é o marcador bioquímico que melhor prediz a resposta em ciclos de FIV (Fertilização In Vitro) e o cancelamento de induções de ovulação.

Semana que vem marco a gineco, e levo os exames e acredito que o próximo passo agora é saber se tenho óvulos, e se eles são viáveis. Se existirem, acredito que o melhor é já retirá-los e preparar os zigotos, (porque o congelamento de óvulos não é ainda tão seguro quanto o de espermatozoides e dos zigotos). Enfim, ainda existem muitos poréns... 

Confesso que não fiquei feliz e radiante, e nem chorei na mesa durante o exame. Mas fiquei feliz deles estarem lá e só. Não vou sonhar, ainda há tempo pra quebrar a cara. Alguns podem me achar meio pessimista, mas nem é. A questão é que quando se acredita em tudo e se decepciona sempre, a pessoa aprende que não vale a pena sonhar tanto assim. Quanto mais alto, maior a queda, foi assim que a vida me ensinou. Sonho, mas com meus pés bem pregados no chão.

Quando saí, a primeira coisa que fiz foi contar pra o meu namorado, afinal ele é tão interessado quanto eu, pois quem sabe teremos nossos filhos com nossas carinhas? Acho que mesmo que eu possa ter, eu toparia adotar pelo menos um. Minha forma de agradecer à vida. Darei tanto amor, como se fosse meu. Foi assim que me senti um dia desses, quando na escola, chegou uma ex-aluna com um bebê. Tão linda, tão fofa a nenemzinha... Se eu tivesse uma daquelas pra mim eu amaria, tanto quanto tivesse saído de dentro de mim. 

É isso aí, continuem torcendo. Neste mês ainda teremos revisão da radioterapia, exame da retossigmoidoscopia e se eu conseguir, a consulta com a gineco.
Beijos!


5 comentários:

  1. Milena, é importante possuir algo para "alimentar esperanças" e permitir-nos de sonhar. A questão não é deixar de ficar feliz por existir riscos de decepção e sim ficar contente por ainda existirem esperanças.

    bjão e muita boa sorte para ti
    és um exemplo

    Digokva

    ResponderExcluir
  2. Também estou com esse mesmo problema, meu útero e meus ovários estão diminuindo...estou com medo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Stephany, tudo bem? Como você está? Qual tratamento fizesse? Manda contato! Bjos

      Excluir
  3. Gostaria ter notícias sua,estou com mesmo problema as vezes vc pode me ajudar de alguma forma! ERICA 37 9 99849836

    ResponderExcluir