sexta-feira, 7 de março de 2014

Conscientização do câncer colorretal/intestinal #dressinblueday

Mesmo cansada tive que vir fazer esta postagem. Hoje é um dia importante. Por que? Hoje é o dia nacional de conscientização a respeito do câncer de colon/reto/intestino lá nos EUA. E por que não divulgar aqui no Brasil? 

O motivo de se escolher uma data, é ampliar o debate, a informação que muitas vezes não damos a devida importância. O dia escolhido é a primeira sexta-feira do mês de março. Acho importante levantar esta bandeira, afinal sou uma sobrevivente, e só eu sei como lutei em busca de informações e como foi difícil encontrá-las, principalmente este CA em pessoas na mesma faixa etária que a minha. Este foi o motivo também da decisão de colocar tudo aqui neste blog. E não me arrependo, cada dia que passa, mais pessoas chegam até mim por meio dele, contando suas histórias, de parentes que acabaram de ser diagnosticados, e aqui encontram um norte. E principalmente, não se sentem sozinhos.

Então, vista-se de azul comigo. #dressinblueday está aí para te lembrar que é possível sobreviver ao câncer coloretal, principalmente quando diagnosticado precocemente e não se espalhou ainda para outros órgãos. É um câncer de crescimento lento , leva cerca de 5 anos para "dar algum sinal" como sangramento nas fezes ou dificuldades de evacuação. Por isso mesmo pode se tornar letal, são apenas 4 estágios e o último é a metástase, descobri o meu no estágio 3, na iminência de uma metástase. É o terceiro tipo mais comum no mundo, e o segundo em número de mortes. Ou seja, é importante ficar ligado, ter tido esse câncer aos 29 anos, me fez perceber que ninguém está imune.


Eu sobrevivi ao câncer, e sou uma vencedora!
Mês passado também comemorei 1 ano #cancerfree, um ano de remissão, curada, e sem sinal da doença. Êêêê, parabéns pra mim. Quando lembro das coisas que passei durante o tratamento, eu penso que, sim, eu devo fazer alguma coisa para alertar as outras pessoas, por que não quero que ninguém sinta o mesmo. Acho que ninguém merece passar por isso. A iminência da morte, logo em seguida a esperança, os sonhos, a não realização, a realização... Os enjoos, os vômitos, o cansaço, o mal-estar, a debilidade do corpo. Descobrir que não há nada mais feliz do que conseguir levantar da cama. E que não há nada mais triste do que não poder fazer nada contra uma "cicatriz" permanente...

Se você está na luta, amigo, entenda que, tudo é possível. Que você vai fraquejar em vários momentos, mas que no fundo você só deseja uma coisa imensamente: viver. Viver mais do que tudo. Eu insisto que você tem que cuidar da saúde, a gente "brinca" muito com a vida... E quando percebe às vezes é tarde demais. Não quero pensar nos mortos. Quero pensar que você não vai ter esta doença, e se tiver você vai ficar bom, e vai aprender a mudar seus hábitos, por você. Por que insisto na alimentação? Por que tumores em órgãos como intestino, estômago principalmente em pessoas jovens é resultado da má alimentação, muitos alimentos industrializados, processados, enlatados... Têm chegado até mim pessoas com 20 e poucos anos com tumores malignos no estômago, sem histórico familiar. Isso é preocupante!

Você tem mais um ano pra se vestir de azul comigo. Pra melhorar seus hábitos alimentares, e lembrar que o câncer colorretal existe, e não "dá só em idoso". Lembrar que existem outras doenças e que você não é imortal, que se você não liga, alguém se importa com você. E se você não ajuda, vai dar trabalho pra quem está do seu lado, por que alguém vai ter que cuidar de você. Poucas são as coisas que você vai conseguir fazer sozinho, às vezes nem tomar um banho... Por favor, não fique bitolado nisso, mas comer um "brócoliszinho", uma vez na semana já ajuda! Ah, e chocolate é uma delícia! Também gosto, e como! 
;)

Beijos! E o jantar?


Sopinha de feijão com arroz integral

9 comentários:

  1. Milena gostaria de conversar com vc eu estou passando por toda essa situaçao agora e queria muito trocar informaçoes com vc! Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Suzane, eu inclusive te mandei mensagem pelo gtalk, mas não tive resposta... Você não usa o gtalk do gmail? De toda forma, me mande um e-mail! Aguardo!

      Excluir
    2. Oi Milena! Acho q meu gtalk estava com problemas, veja se chegou alguma coisa no bate papo do gmail. Senão poderiamos conversar por alguma outra rede? Um abraço

      Excluir
  2. Milena, acho super linda sua atitude.
    parabéns!! por ter vencido!!
    E qual exatamente a importância do brócolis?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daysinha, obrigada pelo carinho... Vem um post especial aí explicando tudo pra você! Beijos!

      Excluir
  3. Estou enfrentando um câncer de cólon com a minha mãe. Ela tem 54 anos e descobriu na fase 4 da doença. Ainda não começamos das químios, mas sei que provavelmente ela dar a folfox. Já chorei muito, mas preciso de forças pra continuar lutando junto com ela. Adorei seu blog. Um beijo, Camila.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila, sinto pela sua mãe. Mas se eu puder dar alguma força, que assim seja! Vamos lutar juntas para que tudo dê certo. Conheço muitas pessoas estágio 4 que estão bem e livres do câncer. Vamos acreditar. Beijos para você e sua mãe! <3

      Excluir
  4. Obrigado por este blog! Vai me ajudar muito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Tudo bem? Espero que sim. Fico muito feliz por ajudar! Abraços!

      Excluir