sexta-feira, 4 de abril de 2014

Revisão da Onco - Só notícia boa!

Minha consulta aconteceu desde o dia 31, mas eu realmente não tive muito tempo esses dias para contar as novidades. Como vocês sabem essa foi mais uma consulta com a minha oncologista, uma revisão de 3 meses. Inclusive ela já definiu que nos veremos ainda em junho e em setembro e então, ficarei "livre" por 6 meses, se tudo continuar dando certo!

Já disse que gosto muito da maioria dos meus médicos, principalmente de Dra. Roberta, mas é claro que é muito bom ficar livre dessas consultas, faz a gente se tornar mais "normal". Dessa vez levei apenas os exames de sangue. E deu tudo ok! Marcador tumoral, hemograma, urina (controle renal) e o controle do fígado.

Além disso ela também havia pedido o exame FSH, lembram? Aquele hormônio produzido pelo hipotálamo que serve pra enviar a ordem para os ovários "trabalharem". Só que como sabem, meus ovários estão cada dia diminuindo mais, no último exame um deles estava com cerca de 1 cm cúbico de volume. O interessante foi que o FSH deu 109.5 mUI/ml. E o que isso quer dizer? Observe os valores anteriores:

149.90 em 07/12/2013 | 157.20 em 04/09/2013 | 138.30 em 10/04/2013

Claramente o valor diminuiu eu diria "um bocado". Mas não se animem, ainda é um valor de pós-menopausa. Que varia de 31 a 134. Mulheres em período fértil deveriam ter este valor entre 2 e 8, dependendo da fase do ciclo de ovulação. O legal é que isso indica que meu hipotálamo já está diminuindo o envio de FSH por que a terapia de reposição hormonal (TRH) está funcionando. 

Falando em TRH, cheguei toda feliz na consulta! Pois na vez anterior que tinha ido limpar o cateter, havia encontrado Dra. Roberta na enfermaria e já tinha dito que ela teria uma surpresa na próxima consulta! Quando ela me viu sentada, aguardando lá no loby ela já deu um sorrisão e um tchauzinho "milenaaaa". Haiuehaiuehaeiuh Ela é demais! 

Já fui logo contando que o médico tinha liberado a TRH e que não via nenhum motivo para não fazer. Ela corroborou, dizendo que não tinha motivo pra não fazer que eu não ia ter câncer por causa disso (assim espero). Aí ela já quis logo saber de tudo, e contei a ela que as coisas ainda estão lentas, principalmente a parte da musculatura vaginal. Os hormônios estão sendo ótimos, assim como o creme. Mas existe uma outra questão, relativa a radioterapia, que apenas os hormônios não vão resolver. E ela disse que era isso mesmo, em termos médicos, que existe uma fibrose na região, por conta da radio. A musculatura precisa ser trabalhada. E para isso, estamos apostando nos dilatadores vaginais. Num próximo post eu detalho isso um pouco mais.

Já estou de posse das guias para os exames da próxima revisão, são eles: Hemograma e plaquetas, Creatinina, CEA, Fosfatase Alcalina e Sumário de Urina. Além deles dessa vez tem o plus do Ultrassom de abdome total e Radiografia do tórax com perfil. Mais uma vez estamos em busca de possíveis sinais de algo no pulmão ou no fígado. Mas espero dar tudo certo, afinal... Mais uma novidade!!! Estou liberada para a retirada do cateter!!!! :D Já estou de posse da "cartinha de recomendação" dela para Dr. Rivera! Como estou um pouco sem tempo e também tenho consultas essa semana, vou ligar pra lá ainda pra saber como proceder! Mas já estou feliz, de não ter que ir lá de 2 em 2 meses fazer limpeza! Nada contra o cateter, ele não me atrapalha em nada, mas é menos perda de tempo na minha vida!

E por fim, advinhem só! Ganhei mais um kilo e estou pesando 52,6 kg!!! Tudo de bom, eim?! Dra Roberta disse logo: "Milena, você hoje só trouxe notícia boa!". Por hoje eu fico por aqui, estou mais pra lá do que pra cá, pois uma virosezinha me pegou mais uma vez... Inclusive vou comentar isso com ela, foi a terceira em cerca de 3 meses, minha cunhada acha que posso estar com imunidade baixa, melhor ver logo isso não é?! Também esqueci de perguntar a Dra. Roberta sobre o exame genético pra CA de mama... Vai tudo pra lista da próxima!

Ainda tenho médico de coluna esse mês. O post foi longo, obrigada por ter lido tudo! 
Até a próxima!


Nenhum comentário:

Postar um comentário